Causas, sintomas e tratamento da cefaleia. Abordamos os tipos de cefaleia primária e secundária, cefaleias explosivas, agudas, subagudas e crónicas, cefaleia em salvas e cefaleia tensional. Tratamentos naturais, médicos e alternativos.


terça-feira, 20 de setembro de 2011

Causas das cefaleias tipo tensional e cefaleias histamínicas

A causa das cefaleias tipo tensional não é clara. Pensa-se que é desencadeada por vários factores. Por exemplo, podem ocorrer mediante a diminuição da quantidade de um químico do corpo chamado serotonina. Stress, uma postura errada, esforçar-se para ler ou luzes fortes podem aumentar as probabilidades de dores de cabeça. Algumas mulheres sentem que as dores de cabeça estão ligadas à menstruação. Também pode ter dores de cabeça de ressaca se parar de tomar analgésicos depois de os ter tomado diariamente.

Os médicos desconhecem a causa das cefaleias histamínicas. Podem estar ligadas a uma parte do cérebro chamada hipotálamo, que controla o relógio corporal e isto pode explicar porque as dores de cabeça ocorrem na mesma altura do dia. Alguns desencadeadores das cefaleias histamínicas incluem o álcool substâncias com odor forte como gasolina, perfumes e solventes e aumentos extremos de temperatura.
Índice dos artigos relativos a Cefaleia