Causas, sintomas e tratamento da cefaleia. Abordamos os tipos de cefaleia primária e secundária, cefaleias explosivas, agudas, subagudas e crónicas, cefaleia em salvas e cefaleia tensional. Tratamentos naturais, médicos e alternativos.


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Tratamento de cefaleia tensional

Pacientes portadores de cefaleia tensional beneficiam-se de uma abordagem sistêmica, na qual o contexto em que o sintoma se apresenta fique claro. O uso de analgésicos e de anti-inflamatórios não hormonais, é a conduta adequada para a maioria dos casos, desde que complementado com a orientação aos fatores desencadeantes.
É importante evitar o abuso de drogas ansiolíticas para alívio da tensão, uma vez que mascaram situações de vida que provocam desconforto e têm um grande potencial de adição, sem que isto resolva o problema do paciente.
Pacientes com quadro de cefaleia tensional podem se beneficiar do uso de antidepressivos tricíclicos– particularmente a amitriptilina – que têm boa ação na prevenção da cefaleia tensional e mesmo na prevenção da cefaleia decorrente de enxaqueca.
Índice dos artigos relativos a Cefaleia