Causas, sintomas e tratamento da cefaleia. Abordamos os tipos de cefaleia primária e secundária, cefaleias explosivas, agudas, subagudas e crónicas, cefaleia em salvas e cefaleia tensional. Tratamentos naturais, médicos e alternativos.


terça-feira, 20 de setembro de 2011

Tratamento da cefaleia tipo tensional e cefaleias histamínicas

Normalmente pode tratar as cefaleias de tipo tensional com técnicas de relaxamento e analgésicos fracos. Um analgésico como o paracetamol costuma ajudar a aliviar a dor. É melhor tomar uma dose inteira assim que começar a dor de cabeça, e outra dose quatro horas mais tarde, se necessário. Deve sempre seguir as instruções da embalagem.

As cefaleias histamínicas não respondem a analgésicos sem receita médica. Um medicamento chamado sumatriptano é usado muitas vezes para tratar este tipo de dores de cabeça. Funciona ao interferir com um químico do cérebro chamado 5HT. Pensa-se que a alteração deste químico está ligada às cefaleias histamínicas e às enxaquecas. O sumatriptano só deve ser tomado se recomendado pelo seu médico de família. Outros medicamentos, como o verapamil ou o lítio, não foram feitos especificamente para as dores de cabeça, mas poderão ser-lhe receitados se precisar de um especialista (neurologista) para as cefaleias histamínicas.
Índice dos artigos relativos a Cefaleia