Causas, sintomas e tratamento da cefaleia. Abordamos os tipos de cefaleia primária e secundária, cefaleias explosivas, agudas, subagudas e crónicas, cefaleia em salvas e cefaleia tensional. Tratamentos naturais, médicos e alternativos.


terça-feira, 20 de setembro de 2011

A Cefaléia primária do exercício

Com prevalência de 1% apenas, é uma cefaléia holocranial, pulsátil, com duração de 5 minutos a 48 horas e associada a qualquer tipo de exercício físico (exceto a tosse, embora estes dois tipos possam coexistir).
Curiosamente, alguns pacientes sofrem desencadeamento da dor apenas por um tipo específico de esforço, como jogar futebol por exemplo, sem que esforços até comparativamente mais intensos associados a outro esporte provoquem qualquer tipo de cefaléia. Afeta mais homens de meia idade, ocorre mais facilmente em climas quentes ou em locais de altitude elevada, e perdura por alguns anos. Na ocorrência da primeira crise é mandatório investigar a possibilidade de hemorragia subaracnóide ou dissecção arterial. A angiografia por ressonância deve ser realizada para afastar a possibilidade de Síndrome de Vasoconstricção Cerebral Reversível (RCVS ou Síndrome de Call-Fleming). Aqui também a indometacina ou os betabloqueadores são indicados como profiláticos.
Índice dos artigos relativos a Cefaleia