Causas, sintomas e tratamento da cefaleia. Abordamos os tipos de cefaleia primária e secundária, cefaleias explosivas, agudas, subagudas e crónicas, cefaleia em salvas e cefaleia tensional. Tratamentos naturais, médicos e alternativos.


quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Conheça a cefaleia do tipo tensional

Cefaleia do tipo tensional, é o tipo mais comum de dor de cabeça. Seu nome indica o papel do estresse e conflito mental ou emocional no desencadeamento da dor e contração dos músculos do pescoço, face, couro cabeludo, e mandíbula. 
Cefaleia tensional também pode ser causada por aperto da mandíbula, intenso trabalho, refeições perdidas, depressão, ansiedade, ou muito pouco sono. A apneia do sono pode também provocar cefaleia tensional, especialmente na parte da manhã. A dor é geralmente ligeira a moderada e sente-se como se uma pressão constante fosse aplicada à frente da face, na cabeça ou no pescoço. Também pode sentir-se uma sensação de que um cinto está sendo apertado em volta da cabeça. Na maior parte dos casos, a dor é sentida em ambos os lados da cabeça. As pessoas que sofrem de cefaleia tensional também podem sentir-se excessivamente sensíveis à luz e som, mas não há aura pré-cefaleia como no caso da enxaqueca. Normalmente, a cefaleia tensional desaparece, uma vez que o período de estresse ou causa relacionada terminou. Cefaleia tensional afeta as mulheres um pouco mais frequentemente do que os homens. As cefaleias geralmente começam na adolescência e alcançam um pico de atividade por volta dos 30 anos. A cefaleia não têm sido associada a hormonas e não têm uma forte ligação hereditária. Existem duas formas de cefaleia do tipo tensional:
- Episódicas, que são cefaleia do tipo tensional que ocorrem entre 10 e 15 dias por mês, e em que cada ataque dura entre 30 minutos a vários dias. Embora a dor não seja incapacitante, a gravidade da dor normalmente aumenta com a frequência de ataques.
- Ataques de cefaleia do tipo tensional crônica, que geralmente ocorre mais de 15 dias por mês durante um período de 3 meses. A dor, que pode ser constante ao longo de um período de dias ou meses, ataca ambos os lados da cabeça e é mais grave e incapacitante que a cefaleia episódica. Cefaleia tensional crônica pode causar dor no couro cabeludo, e mesmo pentear o cabelo pode ser doloroso. 
A maior parte das pessoas terá tido alguma forma de cefaleia do tipo tensional episódica antes do início da cefaleia do tipo tensional crônica.
Depressão e ansiedade podem causar cefaleia tensional. Cefaleias podem aparecer na parte da manhã ou início da noite, quando se antecipam conflitos no trabalho ou em casa. Outras causas incluem posturas físicas que esticam os músculos da cabeça e pescoço (como segurar o queixo para baixo durante a leitura ou segurar um telefone entre o ombro e a orelha), artrite degenerativa do pescoço, e disfunção da articulação temporo mandibular (uma doença das articulações entre o osso temporal, localizado acima da orelha e da mandíbula, ou osso maxilar inferior). O primeiro passo para tratar uma cefaleia tensional envolve o tratamento de qualquer doença específica que esteja a causar esta condição. Por exemplo, a artrite do pescoço é tratada com medicação anti-inflamatória e disfunção da articulação temporomandibular pode ser tratada por dispositivos corretivos para a boca e mandíbula. Um estudo do sono pode ser necessário para detectar a apnéia do sono e deve ser considerado quando existe uma história de ronco, sonolência diurna, ou obesidade. Um médico pode sugerir o uso de analgésicos, fármacos anti-inflamatórios não esteróides ou anti-depressivos para o tratamento de uma cefaleia do tipo tensional, que não esteja associada com uma doença. Drogas triptano, barbitúricos (medicamentos que têm um efeito relaxante ou sedativo) e derivados da ergotamina podem fornecer alívio para pessoas que sofrem de enxaqueca e cefaleia do tipo tensional.
Terapias alternativas para cefaleia do tipo tensional crônica incluem biofeedback, treinamento de relaxamento, meditação e terapia cognitivo-comportamental para reduzir o stress. Um banho quente ou calor húmido aplicado na parte de trás do pescoço pode aliviar sintomas de dores de cabeça tensionais frequentes. A fisioterapia, massagem e exercícios suaves do pescoço também podem ser úteis.

Índice dos artigos relativos a Cefaleia